O Festival de Curitiba 2015 começou, oficialmente, ontem (25), e desde o primeiro dia, já contava com diversos espetáculos sem custo algum para quem quisesse participar. Hoje (26) há muitas atrações em que, o máximo que você precisará gastar, é com o transporte e, quem sabe, um lanchinho.
Saiba o que você pode assistir:
Circulando
Dois malabaristas apresentam seus números, em um jogo cômico, aberto à improvisação e ao erro.
Quando? Hoje, às 14h;
Onde? Cavalo Babão, Largo da Ordem.
Abel e a fera
Apresentação de teatro, misturando truques de equilibrismo e de mágica para contar a história do palhaço Abel, que com a ajuda da Fera Asbah, tenta convencer seu rei sobre as virtudes e sentido do espetáculo.
Quando? Hoje, às 16h;
Onde? Relógio das Flores, Largo da Ordem.
Quem não tem lona pede carona
Uma história também contada por palhaços, recheada de muito humor. Relembra os tempos áureos dos palhaços Tortos, transformando, para o público, a magia do picadeiro em realidade.
Quando? Hoje, às 16h;
Onde? Praça Rui Barbosa.
O Último canto do vaqueiro
Espetáculo de drama, que tem como fio condutor a solidão de um presidiário, que o leva à agonia. Encarcerado pela segurança máxima, ele se sente ainda mais vazio, após receber a companhia de um inocente.
Quando? Hoje, às 17h;
Onde? Auditório Brasílio Itiberê, SEEC.
Umbigo
Quatro personagens falam sobre uma cidade fictícia em que todos pensam apenas em seu próprio umbigo. O elenco se encontra em um assalto ao Umbigo Bank.
Quando? Hoje, às 19h;
Onde? Ruínas São Francisco.
A vida de Galileu
Adaptação da obra de Bertold Brecht, a história de drama conta a trajetória do físico Galileu Galilei, que foi condenando, após afirmar que a Terra era a redonda.
Quando? Hoje, às 20h;
Onde? Auditório Brasílio Itiberê, SEEC.
E nunca mais foi visto
Espetáculo poético de drama, fala sobre mulheres, sobre mães esperando seus filhos desaparecidos.
Quando? Hoje, às 18h;
Onde? Sala Londrina, Memorial de Curitiba.
Três: um solo em trio
A sinopse se diz pós-moderna, mas atenta ao espectador que a peça é bem humana, ainda que o elenco ainda não saiba do que se trata sua apresentação.
Quando? Hoje, às 18h;
Onde? Cavalo Babão, Largo da Ordem.
Aula-magna com Sergio Ferrara: a experiência da direção teatral
Esse é um espetáculo experimental. As pessoas interessadas em teatro vão poder fazer um bate-papo com diretores e atores e, paralelamente, conhecer a trajetória do curador Sérgio Ferrara e o trabalho dos grupos do orojeto Ademar Guerra. É necessário fazer inscrições pelo e-mail projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br ou pelo WhatsApp, contato (11) 97323-9313.
Quando? Hoje, às 14h;
Onde? Sala Londrina, Memorial de Curitiba.
Filme José Maria dos Santos
Paralelo ao Expo Viva Zé, esse é um filme sobre a vida e carreira do ator e diretor paranaense, retratando suas atuações no teatro, cinema e televisão.
Quando? Hoje, às 19h;
Onde? Galeria de arte, SESC Água Verde.
Expo Viva Zé
A exposição e vídeo é uma homenagem a José Maria dos Santos, ator e diretor paranaense. São 63 painéis com fotos, documentos e registros jornalísticos, além do enfoque dado às suas atuações no teatro, televisão e cinema.
Quando? Hoje, até 02/04 partir das 9h;
Onde? Galeria de Arte, SESC Água Verde.
Exposição Paralelos
Trazendo obje,tos tridimensionais como esculturas, gravuras e videoarte, a exposição trata da virtualidade do mundo e das ambíguas conotações dadas a ele.
Quando? Hoje, até 05/04, a partir das 9h;
Onde? Memorial de Curitiba.
Mostras fotográficas Pé no Palco 20 anos – Arte e ação cultural
A exposição faz uma retrospectiva, trazendo vários registros que foram guardados, como fotos dos cursos livres de teatro e projetos sociais da Cia. Pé no Palco.
Quando? Hoje, até 05/04, a partir das 10h;
Onde? MuMA, Portão Cultural.
Exposição – “Olhos atentos sobre a cidade”
Os croquis urbanos são expostos para que o público contemple o resultado final dos desenhos de 10 artistas, todos eles participantes do grupo que ilustra a cidade, em sua realidade e beleza.
Quando? Hoje, até 05/04, a partir das 14h;
Onde? Ave Lola Espaço de Criação.
Desvio
São três diferentes atividades que envolvem o trânsito, abordando ações corporais em faixas de retenção. A primeira, “Desvio de Sinal”, é sobre interferência urbana; “Desvio Cena” é uma apresentação; “Desvios de trânsito” é uma oficina aberta de improvisações.
Quando? Hoje, às 17h;
Onde? Praça Generoso Marques.