A confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a avaliação do governo e caiu de 68% em dezembro para 62% em abril segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. Disseram não confiar no presidente 34% dos entrevistados, ante 28% no levantamento realizado em dezembro. "Com saltos sucessivos desde julho do ano passado, a trajetória de crescimento da confiança no presidente foi interrompida", informa o relatório CNI/Ibope.
Os entrevistados deram nota média de 6,7% para o governo do presidente Lula, numa escala a de zero a 10. Em dezembro, a nota média foi de 7%. Apesar da queda, a nota atribuída ao presidente ainda é uma das maiores da série.
O levantamento mostra ainda que a avaliação do segundo mandato do presidente Lula não corresponde às expectativas que existiam em dezembro. Disseram que o segundo mandato é igual ao primeiro 49% dos entrevistados, enquanto 17% disseram que é pior e 30%, que é melhor. Em dezembro, 57% dos entrevistados acreditavam que o segundo mandato seria melhor, enquanto 11% achavam que seria pior e 28%, que seria igual. "A opinião dos brasileiros sobre o segundo mandato do presidente Lula não confirma até o momento a expectativa existente antes da posse.