Confiança do empresariado cai a 50,7 pontos, a menor desde outubro 2002

O índice de confiança do empresário industrial divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) caiu pelo segundo trimestre consecutivo, atingindo em julho 50,7 pontos, queda de 5,1 pontos em relação a abril. Esse é o menor índice registrado pela CNI desde outubro de 2002. Em janeiro, o indicador estava em 64,9 pontos.

Segundo a CNI, valores acima de 50 pontos sinalizam confiança do empresariado. Ainda segundo a pesquisa, para os empresários a situação atual de sua empresa, da economia e do setor de atividade de atuação piorou nos últimos seis meses. O indicadores refe rentes a economia brasileira passou de 45,9 pontos na pesquisa de abril para 36,4 pontos em julho. Em janeiro, esse indicador estava acima dos 50 pontos, em 62,7 pontos, mostrando, portanto confiança dos empresários na economia.

Em relação à própria empresa, o indicador caiu de 48,3 pontos em abril para 44,9 pontos em julho. "A queda deve estar refletindo o ambiente de incertezas que tem dominado o setor político nos últimos dois meses e, de certo modo, a desaceleração da economia que ocorreu ao longo do primeiro semestre na esteira da alta dos juros", afirmou o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo