O índice de confiança do empresário industrial de janeiro deste ano, divulgado há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 64,9 ante 63,8 de outubro, o último dado pesquisado. Embora tenha havido elevação, a CNI considera que houve estabilidade no período, pois o resultado de janeiro registra efeito sazonal, já que os empresários "são mais otimistas no início do ano". O índice, no entanto, é superior ao de janeiro do ano passado (62,4) e ao de janeiro de 2003 (58,9).

continua após a publicidade

A CNI observa, no entanto, que a estabilidade deve-se, principalmente, à elevação de confiança dos pequenos e médios empresários, que subiu de 61,4 em outubro para 64,1 em janeiro. Esse índice foi de 61 em janeiro de 2004 e de 57,6 em janeiro de 2003.

Segundo a CNI, isso ocorre porque a retomada da atividade econômica só agora atinge de maneira mais efetiva as pequenas e médias empresas. Mas a confiança dos grandes empresários caiu de 68,4 para 66,4. Com a tendência contraditória entre esses dois grupos de empresas, caiu de 7 para 2,3 pontos a diferença de confiança entre as grandes empresas e as pequenas e médias.

continua após a publicidade