Representantes de 21 países ibero-americanos estarão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de novembro, para discutir políticas públicas de inclusão de portadores de deficiência. A II Conferência da Rede Ibero-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas Com Deficiência e Seus Familiares (Riadis) espera reunir cerca de 150 pessoas no evento. O objetivo é avaliar a participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas nos países ibero-americanos.

O evento é organizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com o apoio do governo espanhol e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. O Brasil foi escolhido para sediar a Conferência por ser um dos países que tem mais avançado nas políticas de inclusão da pessoa com deficiência na política nacional de direitos humanos. Recentemente, o Brasil foi classificado entre os cinco países mais inclusivos das Américas, de acordo com relatório apresentado pela ONU.

A Rede Ibero-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas Com Deficiência e Seus Familiares (Riadis) foi criada em Caracas, em 2002, e aprovada pela Assembléia Geral da ONU. A Riadis é composta por representantes de 21 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
continua após a publicidade

continua após a publicidade