Começa nesta quinta-feira (20), no Expo Trade, em Pinhais, a VI Conferência Estadual de Assistência Social, que deverá contar com a participação de mais de 700 pessoas para discutir a Política de Assistência Social ? Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Plano Decenal.
O objetivo do evento é consolidar a política de assistência social como direito do cidadão, com a maior unidade possível entre gestores, sociedade civil, organizações, usuários e demandatários da proteção social. Além das discussões e deliberações, o encontro estadual vai referendar os 60 delegados eleitos nas regionais para participarem da V Conferência Nacional, em dezembro deste ano.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, a construção do ?Suas? é uma conquista da IV Conferência Nacional de Assistência Social realizada em dezembro de 2003, ?aprovando uma nova agenda política para o reordenamento da gestão das ações descentralizadas e participativas de assistência social no Brasil?, recorda.
Sistema Único
O Suas – Sistema Único de Assistência Social, define e organiza os elementos essenciais à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, através da Norma Operacional Básica ? NOB, que foi apresentada e debatida no Paraná em maio deste ano, com a participação de 1.200 pessoas entre elas conselheiros, entidades governamentais e não-governamentais, poder público, secretários de estado. Ela foi aprovada em julho.
?O Paraná participou da construção dessa política através da Secretaria do Trabalho e Conselho Estadual, realizando no ano passado 18 encontros regionais e dois estaduais com a participação de conselheiros, órgão gestor e técnicos?, lembra a presidente do conselho, Terezinha Bittencourt.