A OAB Nacional abriu na última terça-feira, dia 12, a XVIII Conferência Nacional dos Advogados, no Centro de Convenções da Bahia, onde reuniu cerca de 5 mil inscritos, número recorde na história do evento. “Nossa proposta é fazer uma abrangente leitura da realidade social, política, econômica e cultural do País”, definiu Rubens Approbato Machado, presidente do Conselho Federal da Ordem.
A sessão solene reuniu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva; o governador da Bahia, Otto Roberto Mendonça de Alencar; o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, representando o presidente Fernando Henrique Cardoso; o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio de Mello; o prefeito de Salvador, Antônio José Imbassahy da Silva; o presidente do Senado, Ramez Tebet e o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, além dos senadores eleitos pela Bahia, Antônio Carlos Magalhães e Paulo Souto, entre outras autoridades.
O evento também recebeu representantes de entidades internacionais de advogados, como Javier Quijano Baz, da Uniónibero Americana de Colegios Y Agrupaciones de Abogados (UIBA), Amparo Paciello, presidente do Colégio de Abogados del Paraguay, Antonie Akl e Paulo Lins e Silva da Union Internationale des Avocats, Raúl Lozano Merino, presidente da Federación Interamericana de Abogados e Carlos Alberto Cauio, bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique.
Presentes as principais lideranças da Advocacia Brasileira, entre as quais os diretores do Conselho Federal, Roberto Antonio Busato, vice-presidente da OAB e da UIBA; Gilberto Gomes, secretário-geral; Sérgio Alberto Frazão do Couto, secretário-geral adjunto e Esdras Dantas de Souza, diretor tesoureiro. Os membros honorários vitalícios do Conselho: José Cavalcanti Neves, Eduardo Seabra Fagundes, Hermann Assis Baeta, Márcio Thomaz Bastos – que acompanhou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Ophir Filgueiras Cavalacante, Marcello Lavenère Machado, José Roberto Batochio, Ernando Uchoa Lima e Reginaldo Oscar de Castro.
Todos os presidentes de Seccionais da OAB também participaram da abertura da Conferência e foram saudados pelo presidente da Secção de Pernambuco Ademar Rigueira Neto.