Brasília – O Ministério da Educação promove, a partir de domingo (5), a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, para integrar as redes federal, estadual, municipal, privada e comunitária de ensino profissionalizante.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o objetivo é fazer a escola técnica aparecer, porque ?nunca teve visibilidade? nem recebeu a devida atenção. Segundo o ministério, o caminho para a melhoria foi aberto com a revogação, no ano passado, de uma lei que proibia a União de construir escolas se não houvesse parceria.
O número de matrículas no ensino técnico representa 8% do total de estudantes matriculados no ensino médio, aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Até 2002, existiam 140 escolas técnicas no país. A previsão é que até o final do ano haja 172, e outras 32 sejam construídas até dezembro de 2007.
A 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica segue até a próxima quarta-feira (8) e pretende reunir cerca de 3.500 pessoas entre diretores, alunos, professores e representantes de organizações não-governamentais.
Confira a programação do evento e conheça os planos do MEC para aprimorar o ensino médio.