Desenvolvedores e usuários de programas de computador de código aberto de vários países estarão reunidos neste final de semana em Curitiba na Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware Mercosul. A abertura contará com a presença do governador Roberto Requião. A promoção é da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, como o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) do Governo Federal.
Segundo Marcos Mazoni, presidente da Celepar, o objetivo é unificar os esforços de ampliação do uso do software livre na região do Mercosul, ?uma oportunidade de efetivo intercâmbio de conhecimentos e experiências entre especialistas e usuários de software livre de várias partes do mundo?.
Além da promoção do software livre, a Latinoware também está voltada para qualificação de desenvolvedores e usuários através de mini-cursos e oficinas e promoverá o encontro de diversas comunidades organizadas em torno do software livre.
Entre os principais palestrantes, destacam-se Nathan Wilson, responsável pela migração para software livre do estúdio cinematográfico DreamWorks, responsável pela produção de filmes como os desenhos animados Shrek e Madagascar. Outro palestrante ligado ao cinema é o diretor-executivo da Fundação Gnome (interface gráfica para desktops), Timothy Ney. Também chama a atenção a palestarea do presidente da Linux Internacional, Jon ?Maddog? Hall, um dos maiores propagandistas dos programas de código aberto mundo a fora.
No total, será mais de uma centena de palestras que variam do uso e aplicação de software livre em programas governamentais, como o de inclusão digital e geoprocessamento, a sistemas de gestão hospitalar e soluções para a área da educação.
Como atividades complementares, a Latinoware Mercosul oferecerá mini-cursos sobre Oppen Office, GIMP, instalação e manutenção de Linux em desktops e novas tecnologias Web.
Paralelamente, acontecerá o Encontro Ibero-Americano para o Conhecimento Livre, reunindo representantes do Brasil, Venezuela, Argentina, Uruguai e Espanha. Estão agendados outros encontros paralelos: II Fórum Gnome, estudantes de informática e das comunidades Debian e Slack.