Conferência Estadual de Saúde apresenta propostas para o SUS

Cerca de 1.500 pessoas estiveram reunidas em Foz do Iguaçu, durante quatro dias, com a missão de discutir a saúde pública no Paraná. Eles participaram da 7ª Conferência Estadual da Saúde, realizada entre os dias 1º e 04, no Centro de Convenções do município. Nesta edição do evento, que é bianual, os temas centrais foram a Saúde do Cidadão, Pacto de Gestão, Responsabilidade dos Três Níveis de Governo e Controle Social.

Durante a plenária final, realizada durante todo o domingo (4), os delegados e participantes discutiram as mais de 400 propostas elaboradas durante os dias de trabalho. Elas se dividiram em diversas áreas como saúde mental, orçamento, programa saúde da família e medicamentos. As que foram aprovadas durante a plenária final serão incluídas no relatório final da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná.

Na avaliação da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Goretti Davi Lopes, o evento foi um sucesso. ?Conseguimos reunir para debate conselheiros da maioria dos municípios?, disse. Segundo ela, a conferência conseguiu dar representatividade de toda a sociedade paranaense.

No decorrer do evento diversas oficinas foram criadas com o objetivo de debater e defender teses voltadas para temas específicos. Entre os temas estavam ?Vigilância Sanitária e Meio Ambiente sob o Olhar da Agenda 21?, ?Conselhos de Saúde e Controle Social? e ?Política de Humanização?.

Além das oficinas, debates foram realizados. Em um deles, com o título central da conferência, participaram também representantes do controle social e do Ministério Público. Foi realizado ainda o processo eleitoral do Conselho Estadual de Saúde para a gestão 2006/07. Para isso foram convidados observadores para garantir a lisura do processo, como representantes da Assembléia Legislativa e também do Sindicado dos Jornalistas do Paraná. Foram eleitos 36 conselheiros e 36 suplentes. Deste total 50% são de usuários e os outros 25% são divididos entre os segmentos de prestadores, trabalhadores e gestores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo