O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, ressaltou que numa época em que surgem focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e a Gripe Aviária ameaça vários países torna-se imprescindível discutir questões que possam contribuir com as ações voltadas à segurança alimentar da população. Este será um dos destaques da Conferência ?Orgânicos X Transgênicos?, que será realizada nesta sexta-feira (21) em Uraí.
Pessuti afirmou que o momento é oportuno para informar e esclarecer a população sobre a importância da segurança alimentar. Por isso, torna-se necessário debater e reconhecer o valor dos alimentos orgânicos. ?O Governo do Estado está envolvido em várias iniciativas que visam a expansão da agricultura orgânica. Isto porque este segmento do agronegócio traz benefícios tanto para produtores como para os consumidores de alimentos produzidos organicamente?, disse.
Como apoio à agricultura orgânica no Paraná, o secretário da Agricultura lembrou da proposta de projeto de lei, que tramita na Assembléia Legislativa, visando a autarquização do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). ?No local, será realizado a 1ª Feira Orgânica Paraná 2005, com palestras de especialistas que se destacam no País?, afirmou.
A Conferência ?Orgânicos versus Transgênicos? será realizada em parceria com a Associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina. A realização do evento conta com o apoio dos Núcleos Regionais da Secretaria da Agricultura de Londrina, Cornélio Procópio e da Emater.