Curitiba será sede, nos dias 20 e 21 de julho, da I Conferência Estadual do Trabalho, com a participação de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público que terá como tema principal a discussão dos novos rumos da geração de trabalho e renda.
A coordenadora do evento, Elza Maria Campos, revelou que o eixo da discussão se relaciona com a proposta da atual gestão, que é a de buscar alternativas viáveis para geração de emprego e renda, avaliando as possibilidades de desenvolvimento local de cada comunidade.
?Está relacionada a possibilidade de que as pessoas de cada município possam estar participando de todo esse processo, sendo valorizadas as suas potencialidades locais e que isto esteja ligado ao desenvolvimento territorial?, ressalta.
Os convidados participarão com opiniões, sugestões de alternativas e discussão dos temas da conferência e as propostas formatadas ao final do evento terão diferentes destinos. ?Nós teremos o encaminhamento de propostas para própria Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, através das quais pretendemos fazer avaliação e discussão de nossas políticas. Vamos destinar propostas ao Ministério do Trabalho e Emprego, para o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Codefat, e algumas até ao presidente da República como moções?, completa Elza.
A Conferência Estadual contará com a participação de Márcio Puchmann, da Unicamp, e da diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Lais Abramo. A presença do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ainda deve ser confirmada.
Elza lembra que o encontro será aberto ao público, mas as discussões serão restritas aos representantes escolhidos pelos municípios. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social pelo telefone (41) 3324-8652, ou comparecer no Colégio Estadual do Paraná em Curitiba, local do evento, a partir das 9 horas da próxima quarta-feira (20).