O Sistema Único de Assistência Social e o plano de trabalho para os próximos 10 anos serão debatidos na Conferência Regional de Assistência Social, nesta sexta-feira, na cidade de Califórnia, a 350 quilômetros de Curitiba, com a participação de representantes de Londrina e Ivaiporã.
Serão discutidas e votadas propostas e alternativas das duas regionais paranaenses, para o Fórum Estadual, programado para Curitiba. ?As propostas das regionais serão levadas para a Conferência Estadual, porque desta forma cada região poderá reivindicar ou apresentar caminhos das políticas que atendam com mais eficiência as necessidades de seus municípios?, afirma padre Roque Zimmermann, secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
O secretário, integrantes do Fórum Estadual de Assistência Social (Foreas) e convidados também participarão do encontro. A Conferência será na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Califórnia, na Avenida Getúlio Vargas, 774.
Centros de Referência
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) reorganiza os programas, os serviços e os benefícios da assistência social, unificando a linguagem e melhorando o atendimento à população. O principal foco do SUAS é a família, por isso a SETP pretende financiar a construção de 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em 2005, e 59 em 2006. O CRAS é um programa que tem como objetivo atender mais de perto as famílias em situação vulnerável à desnutrição, marginalização e criminalidade.
Como medida de curto prazo, o programa encaminha para políticas assistenciais, como o Bolsa-Família, Luz Fraterna, e inclui na rede social de proteção, que engloba serviços básicos como os de saúde e educação. A médio e longo prazo, o CRAS orienta sobre geração de emprego e renda, oferece atendimentos psicológicos e monitoramento familiar até que atinjam estabilidade econômica e social.