A carga tributária do Brasil bateu um recorde histórico no primeiro semestre de 2006, atingindo 39,79% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Com a arrecadação de R$ 392,78 bilhões, a receita teve um crescimento real de R$ 18,85 bilhões em relação ao mesmo período de 2005, quando, em todo o ano, foram arrecadados R$ 731,6 bilhões.
Os valores podem parecer abstratos para grande parte da população, mas atingem diretamente o bolso do contribuinte que, enquanto lê este texto, está gerando uma arrecadação de R$ 4,5 bilhões referentes a impostos. De acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cada brasileiro vai pagar cerca de R$ 4.380 em tributos até o final de 2006.
Para conscientizar a população e estimular a reflexão sobre o retorno do que é pago em impostos no País, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) promove, no dia 25 de novembro (sábado), uma edição nacional do Feirão do Imposto. Trata-se de uma ação da sociedade civil organizada, que leva para as ruas uma série de produtos e serviços com a indicação do percentual de tributos pagos sobre cada um deles. Desta forma, o contribuinte fica sabendo, por exemplo, que, quando compra uma lata de refrigerante, 47% do valor pago é abocanhado pelo Governo em forma de tributos. "Quando conhece esses números, o contribuinte percebe que o empresário apenas repassa no preço de seu produto ou serviço a tributação imposta pelo Governo", avalia o presidente da Conaje, Doreni Caramori Júnior.
Em Curitiba, o Feirão do Imposto foi organizado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE) da ACP-PR e acontece na rua XV de Novembro, em frente à sede da Associação. Para Adriane Curi, presidente do CJE, o Feirão irá mostrar que não apenas as empresas pagam tributos, mas todas as pessoas, a partir do momento que abrem a carteira para adquirir algum produto. "Acredito que nada melhor do que ter conhecimento do valor do imposto inserido nos itens consumidos no nosso dia a dia para a conscientização de que devemos exercer a nossa cidadania e exigir dos agentes políticos o retorno deste dinheiro aos brasileiros, sob a forma de serviços públicos de qualidade", diz Curi.
Mais do que esclarecer, a informação, muitas vezes desconhecida pelo cidadão comum, choca e revolta quem passa pelo Feirão. Foi isso o que se observou na última edição nacional do projeto, realizada em 7 de agosto de 2004, e atingindo simultaneamente 65 cidades em 10 estados. No total, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Feirão em todo o País. Para este ano, a expectativa da Conaje é chegar a cem cidades, incluindo as 27 capitais dos estados e Distrito Federal, atingindo meio milhão de pessoas.
Histórico
O Feirão do Imposto surgiu na cidade de Joinville (SC), através do Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij Jovem), que faz parte do Conselho Estadual de Jovens Empresários de Santa Catarina (Cejesc). A primeira edição do Feirão foi realizada na cidade em 2003 e ganhou proporção nacional através da Conaje, como iniciativa do Cejesc, o braço catarinense da instituição. Nesse ano, o projeto circulou na mídia especializada e também na aberta, chegando, indiretamente, a milhares de pessoas. Desde a primeira edição, o projeto conta com o apoio institucional do IBPT, responsável pelos cálculos e estimativas da carga tributária.
