Roupas para menina que gosta de ser criança ? românticas, mimosas, coloridas e sempre em tecidos de algodão puro, como se vestiam as meninas de outras épocas. Assim são as saias, jardineiras, jaquetas, calças e vestidos da Manofuto Confecções Ltda. que levam a assinatura da empresária paranaense Márcia Barbieri.
O resgate da infância nas roupas femininas para a faixa etária até catorze anos faz sucesso na novela Belíssima, da Rede Globo, e também na vida real. A personagem Sabina, interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa, é responsável pelo sucesso da proposta da grife infantil Márcia Barbieri. Do ano passado para cá, a confecção triplicou a produção e as vendas.
Para crescer tão rapidamente, foi necessário estruturar a empresa, localizada em Apucarana, no Paraná. As consultorias do Sebrae nas áreas de gestão financeira, processo produtivo e marketing foram fundamentais, de acordo com a empresária e o marido, Celso Cristóvão de Souza. Ele desistiu de uma empresa de materiais elétricos para se tornar sócio do empreendimento de sua esposa.
"Comecei a fazer roupas para meninas com jeito de menina, de curiosa, para a loja que tinha em Porto Velho, Rondônia" conta Márcia Barbieri. Antes de apostar no segmento de confecção, Márcia foi lojista durante alguns anos e sempre gostou de lidar com produtos para crianças. Mãe de dois filhos, ela confessa que desejava também ter tido uma filha. Talvez venha daí o prazer de criar roupas para meninas, diz a empresária.
Desde os tempos de loja, sentia falta de peças de vestuário para garotas, mas com características infantis e em algodão puro, como as roupas de antigamente. "Havia procura, mas não encontrava fornecedores desse tipo de produto", diz Márcia. "Roupas coladas ao corpo, com materiais sintéticos e que seguiam tendências da moda adulta eram fáceis de se encontrar", compara.
Quando ela, o marido e os dois filhos se mudaram para Belo Horizonte, no fim de 96, a loja foi mantida em Porto Velho. Ao observar o movimento do setor mineiro de moda e confecções, animou-se a se aventurar na produção de roupas para meninas. "Sempre gostei de ler classificados e notei a fartura de mão-de-obra e atacados de tecido disponíveis", explica. Assim Márcia começou a produzir vestidos, terceirizando todas as etapas da confecção, no início de 97, visando apenas ao abastecimento da loja em Rondônia.
Diante da boa aceitação, Márcia criou coragem e investiu na participação da marca recém-criada na FIT, na cidade de São Paulo, principal evento de roupas e acessórios infantis do País. "Os vestidos sempre foram nosso carro-chefe. Algumas pessoas entravam no estande e diziam que as meninas não gostavam daquele tipo de roupa", relata.
Puro engano. Márcia conta que retornou a Belo Horizonte cheia de clientes e encomendas. No fim de 97, o marido resolveu mandar algumas peças para a central de produção de telenovelas da Rede Globo. Foi outro ato de ousadia, que deu certo. Desde então, as roupas da Márcia Barbieri vestem personagens infantis femininas das novelas da emissora.
No momento, a personagem Sabina de ‘Belíssima’ aparece com os vestidos, saias, jaquetas, jardineiras, entre outras peças, da confecção, que nasceu em Belo Horizonte, mas que hoje está sediada em Apucarana. Pode-se dizer que, no momento, a atriz Marina Ruy Barbosa é a garota-propaganda da empresa.
"As crianças olham as roupas da personagem da novela na vitrine e pedem aos pais. Os lojistas não param de pedir reposição de peças", conta Márcia. Cerca de cento e cinqüenta peças foram fornecidas para a telenovela. "É um investimento barato, considerando o retorno em vendas e divulgação da marca", afirma Celso, marido e sócio da confecção. Na próxima novela da Rede Globo, ‘Cobras e Lagartos’, a atriz Bruna Marchezini deverá vestir as roupas da marca Márcia Barbieri, adianta ele.
A confecção lança apenas duas coleções por ano, ou seja, inverno e verão. "Mas não produzimos roupa de inverno pesado", explica a empresária. Segundo ela, as temperaturas no Brasil não justificam.
Estamparia exclusiva
A grande guinada nos negócios da Márcia Barbieri foi o estabelecimento de parceria, no ano passado, com a Industrial Cataguases, fábrica de tecidos com quase cem anos de atividade localizada no município mineiro de mesmo nome. O fornecimento de estampas exclusivas marcou o início de uma nova etapa da confecção. Os tecidos florais ou com motivos delicados e muito coloridos são produzidos, agora, só para a confecção de Apucarana. "É mais um diferencial da nossa roupa", complementa a empresária.
Antes de partir para as estampas exclusivas, Márcia e Celso contam que as consultorias do Sebrae ajudaram muito na ampliação e planejamento da empresa. "Mudou a nossa cabeça", diz ela. Nos últimos três anos, eles receberam consultores especializados em gestão financeira, processo produtivo e marketing. Atualmente o casal está começando a pensar em franquear a marca, devido às demandas do mercado. "Mas nós só vamos decidir sobre essa possibilidade daqui a uns três anos", afirma Celso. "Vamos seguir as orientações do Sebrae", complementa.
Hoje a marca Márcia Barbieri conta com uma loja de varejo na Meia-Praia em Itapema (SC) e uma outra em Apucarana, além de duas lojas de pronta-entrega no Mart Center e no Pólo de Moda em São Paulo (SP).
No período de 28 de junho a 1º de julho, a marca vai participar do evento Brasil Moda Infantil, no Caesar Business Faria Lima, na capital paulista. A empresa estará junto a 12 grandes confecções numa rodada de negócios, nos moldes do Sebrae, segundo Celso.
Aliás, o sócio da confecção se diz muito satisfeito com o novo ramo de negócio. Ele cita a produção atual da marca para justificar. "Antes da estampa exclusiva, produzíamos 18 mil peças por ano. Atualmente estamos produzindo 54 mil", comemora. E, ainda por cima, a confecção gera 42 empregos diretos e cerca de 80 indiretos.
"É muito mais gratificante do que vender materiais elétricos", assegura Celso. Márcia comemora a adesão do marido ao negócio, pois ela só tem de pensar na criação e produção das peças. "Ele cuida dos números e eu das roupas", conclui a empresária.