O Detran e o Procon montaram unidades móveis na Feira de Serviços Gratuitos ? Paraná em Ação ? instalada em frente ao Palácio Iguaçu. Nesses postos, qualquer pessoa pode consultar a pontuação da carteira de habilitação, verificar extrato de débito de veículo, alterar endereço, e dar entrada no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, além de receber orientações de trânsito.
Segundo a coordenadora do Detran móvel, Josiane Cristina do Nascimento, entre os serviços mais procurados, estão os de renovação da CNH e pedido de 2.ª via do documento. ?Os que mais procuram nossos serviços geralmente são pessoas que não têm tempo de procurar o Detran durante o atendimento convencional?, explica. Para Josiane, que acompanha o Paraná em Ação, desde a sua primeira edição, é gratificante participar de ações sociais como essa. ?Apesar do pouco tempo que sobra para ficar com a família, faço esse trabalho com muito prazer?, declarou.
O motorista Luiz Miguel de Oliveira, 35 anos, foi um dos beneficiados pelo Detran móvel. Ele iniciou o processo de renovação da sua CNH, que já estava vencida há quase um ano. ?É dificil sobrar um tempo para fazer esse tipo de coisa. A vida da gente é muito corrida e o Detran móvel facilitou muito. Se não fosse o Paraná em Ação, acho que não conseguiria realizar esse serviço tão cedo?, disse.
Procon
Outro órgão que acompanha todas as edições do Paraná em Ação é o Procon, que atende a reclamações do consumidor, denúncias e presta informações. Segundo o conciliador Wender Alves Leão, as dúvidas mais freqüentes são nas áreas de telefonia e em órgãos de proteção ao crédito. ?Nós atendemos e orientamos, o que não pode ser resolvido aqui é encaminhado para o setor responsável do Procon?, explicou.
Para o Coordenador do Procon, Algaci Túlio, o objetivo é popularizar o Código de Defesa do Consumidor que já completou 15 anos. ?Para nós, é muito importante que o consumidor conheça seus direitos e levamos o ônibus do Procon, para atender a periferia e isso proporciona maior facilidade no atendimento à população?, disse.
Segundo Algaci Túlio, as pessoas em geral não conhecem seus direitos e muitas têm receio de procurar esclarecimentos no Procon. ?Queremos mostrar à população, que o Procon existe para atendê-la, e isso tem acontecido. A cada pessoa atendida, vemos a consolidação do procon?, declarou.
O Paraná em Ação termina junto com a semana da pátria nesta quarta-feira e atende das 9h às 17h, com todos os serviços disponíveis. A próxima edição já tem data e local marcados, será em Ponta Grossa, na Efapi, de 12 a 16 de outubro.