Em discurso para os funcionários da embaixada americana em Brasília, a secretária de Estado, Condoleezza Rice, disse que os Estados Unidos tem interesse em manter a parceria com o Brasil. "O Brasil é um líder regional que está se firmando como uma potência mundial", disse ela, num pronunciamento de cerca de 10 minutos, antes de partir para o Itamaraty para reunir-se com o chanceler Celso Amorim.
Condoleezza Rice comparou o passado escravista do Brasil com o dos Estados Unidos e observou que seu país nem sempre foi uma democracia. Ela lembrou que seus antepassados tiveram problemas numa época em que, nos EUA, os direitos não eram iguais para todos. Ela assinalou, no entanto, que houve uma evolução tanto na sociedade americana quanto no Brasil e nos demais países das Américas."Na década de 80, poucos poderiam imaginar que o continente viesse a ter 34 países vivendo uma democracia sólida", disse ela.
Na embaixada, a secretária encontrou-se com o jogador Tande, do vôlei de praia, e a ginasta Daiane dos Santos. Ela assistiu ainda a uma demonstração de capoeira feita por um grupo de Brasília.