Para aumentar o quadro do magistério com professores estatutários e regularizar a situação dos celetistas ? conhecidos como PSS (Processo Seletivo Simplificado) ? as secretarias da Administração e da Previdência (Seap) e da Educação (Seed) realizaram dois concursos públicos, nos dois últimos anos. Neste ano, as duas secretarias trabalham num projeto de abrir concursos também para o pessoal administrativo.

continua após a publicidade

Quando concluído, o projeto será encaminhado ao governador Roberto Requião, para aprovação. O número de vagas necessário e a distribuição pelo Estado estão sendo levantados pelos técnicos de recursos humanos das secretarias envolvidas.

De acordo com dados da Secretaria da Educação, dos dois concursos públicos para professores realizados desde 2003, já foram nomeados 82% dos aprovados ? ou 21.753 profissionais. Foram ofertadas o total de 26.564 vagas nos dois processos seletivos, sendo 16.621, em 2003, e 9.943, no ano passado. Do primeiro concurso, 16.348 professores das 11 disciplinas curriculares tradicionais foram nomeados. Do processo seletivo de 2004, 5.405 já foram admitidos no quadro de professores, sendo 2.112 do ensino especial e os demais de disciplinas curriculares (inclusive línguas).

O concurso do ano passado buscou complementar o anterior. Foram 3.044 vagas para pedagogos, 537 para professores das disciplinas de Filosofia, Sociologia e línguas estrangeiras, matérias que não faziam parte da grade curricular. Com essa seleção também foi retomado o ensino profissionalizante, que ofertou 500 vagas, e o ensino especial, com 5.500 vagas. As disciplinas de Física, Química e Educação Artística também receberam um reforço de 362 vagas.

continua após a publicidade