Para alertar aos motoristas sobre os erros que ainda são cometidos em relação ao transporte de crianças nas estradas, a Viapar, a concessionária de veículos Dama e a Polícia Rodoviária Estadual estarão realizando uma blitz na próxima terça-feira, dia 31, em Maringá. A iniciativa foi programada para o período das 9h às 17h na PR-317 (saída de Maringá para Campo Mourão), em frente à sede da Viapar, na oportunidade será feita distribuição de material informativo e com a utilização de veículos da Dama demonstração de transporte correto de crianças.
De acordo com o engenheiro da Viapar, Luciano Mendes, a blitz foi marcada para ocorrer às vésperas de mais um feriadão, cuja expectativa é de intenso movimento nas estradas. Isto porque, segundo ele, levantamento recente feito pela Viapar apontou que a maior parte dos condutores e acompanhantes não tem consciência da necessidade de proteger adequadamente as crianças durante uma viagem. A amostragem revelou, por exemplo, que 13% delas seguiam no banco dianteiro, com a agravante de que quase uma em cada duas não estava afivelada ao cinto de segurança. Da mesma forma, 52% das crianças eram levadas no colo por adultos ? e no banco dianteiro – situação de alto risco em caso de acidentes ou freadas bruscas. Quando transportadas no banco de trás, verificou-se que 65% estavam liberadas do cinto de segurança, 18% seguiam no colo e apenas 17% viajavam corretamente, acomodadas em cadeirinhas.
Transporte correto
Mendes explica que crianças com idade entre zero e quatro anos (e peso em torno de 18 quilos), devem obrigatoriamente ser colocadas em cadeirinhas próprias, no banco traseiro. E, entre 4 e 10 anos, ser acomodadas em boosters, assentos que elevam as crianças ao nível do cinto de segurança. Já as de idade superior a 10 anos, devem estar afiveladas ao cinto. ?Quem não atentar para essas exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro, estará sujeito à autuação?, orientou.