A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai comemorar os 72 anos do Porto de Paranaguá em grande estilo. Nesta sexta-feira (16), a Orquestra Sinfônica do Paraná vai realizar um concerto ao ar livre, em frente ao prédio administrativa da Appa, em Paranaguá, a partir das 19h30.
Esta é a primeira vez que a Orquestra Sinfônica do Estado se apresenta no Porto. De acordo com o maestro Alessandro Sangiorgi, é uma bela iniciativa, uma vez que ajuda a popularizar a música erudita. ?Na Europa, iniciativas como esta são comuns. É importante desmistificar a música erudita, que pode ser entendida por todo o mundo. É só abrir o coração?, afirma.
No programa preparado para o espetáculo, o maestro Sangiorgi escolheu um repertório bem brasileiro. São obras de compositores como Heitor Villa-Lobos, Bento Mossorunga, Camargo Guarnieri e Luiz Gonzaga. ?Com este programa, queremos mostrar que a música erudita brasileira é tão boa quanto a música popular. Vamos fazer um passeio pelos gêneros brasileiros?, disse o maestro.
O maestro garante ainda que o público terá uma bela surpresa. ?O público vai ter um envolvimento direto com o concerto. Não posso adiantar como vai ser. Só posso garantir que todos vão apreciar, até mesmo quem nunca assistiu a uma orquestra tocando?, disse.
Parceria ? O superintendente dos portos do Paraná, Eduardo Requião, e a diretora do Teatro Guaíra, Marisa Villela, firmaram uma parceria para aproximar as artes da comunidade portuária. Depois da Orquestra, a idéia é trazer o Balé do Teatro Guaíra para se apresentar no Porto.
?Queremos mostrar que o porto pode ser também um espaço cultural. Por aqui passam as riquezas do Estado e nada mais justo do que trazer a Orquestra Sinfônica, um dos patrimônios mais ricos que temos, para tocar no Porto?, disse o superintendente.
Marisa Vilella reforçou o convite para o concerto. ?Gostaria que todos participassem, viessem assistir à nossa Orquestra, que preparou um concerto especial para o Porto de Paranaguá?, afirmou a presidente do Teatro Guaíra.