Conanda defende aumento de recursos para crianças e adolescentes em 2006

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), José Fernando Silva, afirma que órgão deve se articular para influenciar na proposta de orçamento para a área de crianças e adolescentes em 2006.

"Precisamos fazer um movimento político, pressionando nesse momento de elaboração", diz Fernando Silva. A proposta orçamentária é encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.

Segundo dados do Conanda, a proposta do orçamento para políticas de criança e adolescente no próximo ano é a menor desde 1995. Os recursos de R$ 12,3 milhões representam 47% do valor autorizado para o ano passado, que foi de R$ 25,8 milhões. O conselho afirma ainda que, devido ao contingenciamento do orçamento, em 2004 foi autorizada a liberação de 83,9% dos recursos. Em 2003, esse percentual foi de 13,4%.

José Fernando Silva diz que o contingenciamento tem sido prejudicial e ressalta que 90% dos recursos que são liberados são efetivamente gastos. "Isso prova que temos uma demanda e capacidade de execução bastante significativa que precisaria ser considerada tanto no momento da elaboração do orçamento quanto no momento de liberar".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo