Brasília – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou há pouco uma nova estimativa para a safra 2005/06. A colheita deve ser de 121,1 milhões de toneladas, o que representa aumento de 6,3% em relação à safra 2004/05, que foi de 113,9 milhões de t. De acordo com técnicos da Conab, a produtividade é o principal fator para justificar o crescimento da produção.
No entanto, os números da Conab mostram que houve, de novo, uma redução na produção na comparação com as estimativas iniciais. Com relação ao levantamento de abril, que indicava colheita de 121,5 milhões de t, a previsão atual indica queda de 0,3%.
"A redução deve-se às condições climáticas adversas, como o prolongamento da estiagem na maioria dos Estados e o excesso de chuvas no Centro-Oeste, além da incidência de doenças fúngicas, como a ferrugem asiática da soja", afirmou o presidente da Conab, Jacinto Ferreira.
A área plantada na safra 2005/06 foi mantida pela Conab em 47,1 milhões de hectares, com queda de 4,1% na comparação com a safra anterior, quando os produtores cultivaram 49,1 milhões de hectares com grãos.