Um lote de 80 toneladas de leite em pó e farinha de trigo deve ser enviado nesta semana para a Ásia para ser distribuído entre as vítimas das ondas gigantes que devastaram a região em dezembro. O carregamento foi comprado de agricultores familiares pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
"A doação desses alimentos é um gesto de solidariedade do governo brasileiro no atendimento a países momentaneamente necessitados", afirmou o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, de acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura. Não foram definidos o ponto de partida e de desembarque dos alimentos, que estão estocados em armazém da Conab, em Porto Alegre.
Esse é o segundo lote enviado pela Conab à Ásia. Em 30 de dezembro, um carregamento de 8 toneladas de alimentos foi entregue na região. Arroz, açúcar, macarrão e óleo de soja faziam parte do primeiro lote. A decisão de enviar o segundo carregamento foi tomada depois que uma missão humanitária do governo, formada por técnicos de diversos ministérios, visitou as áreas atingidas pelas ondas gigantes.
O grupo voltou ao Brasil na semana passada e relatou que a maior demanda nos países da Ásia é por remédios, alimentos e materiais de pesca, além dos serviços de médicos legistas.
A Conab também informou que, na semana passada, foram enviadas 1,6 mil tonelada de feijão, farinha de mandioca, farinha de trigo e leite em pó aos flagelados das chuvas que atingem vários Estados do País, como Minas Gerais e São Paulo. A ajuda também chegou às vítimas das enchentes na Guiana Inglesa, para onde foram destinadas 16 toneladas de alimentos. Todos os produtos são oriundos da agricultura familiar.