Os agricultores brasileiros devem ter um prejuízo de R$ 10 bilhões na safra 2004/2005 ? que inclui a colheita de verão e de inverno deste ano. O cálculo foi apresentado, nesta quinta-feira pela estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número final será divulgado quando a estatal contabilizar o final da safra de inverno deste ano.
Segundo o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, o principal motivo da perda de safra foi a seca que atingiu, principalmente, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com a estiagem, foram perdidos 18,4 milhões de toneladas de grãos ? o que representa uma queda de 14% em relação à safra anterior.
"Se compararmos com a expectativa de dezembro de 2004, teremos uma redução significativa, causada principalmente pelo fator climático", diz Jacinto. Segundo ele, a queda na produção não deve representar desabastecimento este ano, em virtude dos estoques atuais.
A pesquisa foi realizada na última semana de agosto por 40 técnicos. Eles percorreram 330 municípios de 11 estados, onde entrevistaram 970 pessoas de associações agrícolas, órgãos públicos e privados.