As pré-inscrições para o I Congresso Internacional de Polícia Comunitária do Paraná podem ser feitas por qualquer pessoa pelo site www.pmpr.pr.gov.br e são limitadas. O encontro, que reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros, será realizado em três cidades para que o debate entre comunidade e autoridades da área de segurança, tenha abranja o maior número de pessoas possível em todo o Estado, na busca por soluções para a diminuição da criminalidade.
As palestras que contarão com a presença de autoridades dos Estados Unidos, Canadá e Japão acontecem, respectivamente em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, nos dias 21, 23 e 25 de novembro. ?Se uma pessoa de Foz do Iguaçu tivesse que se deslocar a Curitiba para participar do congresso, ficaria mais difícil para ela. Assim, foram escolhidas cidades-pólo, o que permite a participação de pessoas das cidades próximas aumentando o nosso universo de debate?, disse o major Anselmo José de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar, que coordena a realização do seminário.
De acordo com o major, cada município ou região tem características próprias e as ações policiais e o planejamento do policiamento comunitário a ser aplicado devem levar em conta essas diferenças. Ele destacou que, mesmo assim, existem princípios únicos que são iguais e serão debatidos no evento. ?Vivemos numa sociedade plural, temos que ter consciência disso e é muito bom que seja assim. Os princípios são os mesmos, mas cada comandante deve reunir as lideranças e seus policiais e discutir com eles e com os moradores locais a melhor forma de resolver os principais problemas que atingem aquela comunidade?, destacou o major.