Pais, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários das escolas municipais de Curitiba têm mais um exercício de cidadania pela frente. No dia 5 de novembro, acontecerá a eleição de diretores e vice-diretores. A escolha será por meio do voto direto e os eleitos terão mandato de três anos.
Participar da escolha dos dirigentes da escola é, segundo a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, uma forma da comunidade garantir transparência, participação e democracia da escola pública.
"Este processo democrático não pode se restringir ao momento do voto. É preciso também que as pessoas tenham conhecimento da proposta apresentada pelo candidato, para o plano de ação dentro da escola", disse Eleonora.
Desta vez, os candidatos deverão apresentar para a comunidade um plano de ação detalhado sobre como pretendem, ao longo de suas gestões, melhorar a qualidade do ensino na unidade em que pretendem administrar.
A inovação é uma proposta da Secretaria Municipal da Educação e corresponde às diretrizes do programa de Qualidade da Educação Municipal, uma das prioridades do prefeito Beto Richa para a área. O plano de ação dos candidatos deverá levar em conta a realidade da comunidade escolar, o rendimento dos alunos, o envolvimento da escola com a comunidade e as abordagens do trabalho pedagógico com os professores que compõem a equipe.
Seminário
Para auxiliar os candidatos e prepará-los para o processo eleitoral, a Secretaria Municipal da Educação promoverá em setembro um seminário onde serão discutidas questões e aspectos de gestão, legislação e normatização do ensino.
Todo o processo eleitoral será acompanhado por uma comissão eleitoral, formada por um vereador, dois representantes das Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs), representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos sindicatos do Magistério Público Municipal e dos Servidores Públicos Municipais.
Poderão concorrer às eleições, todos os profissionais do magistério municipal que estiverem em efetivo exercício, com mais de três anos de atuação na rede, ou seja, aqueles que tenham concluído o estágio probatório.
A votação será realizada em cada escola, no período das 9h às 16h. Para votar será preciso apenas apresentar um documento de identificação. A apuração dos votos começará logo depois do término da votação e os eleitos serão conhecidos no mesmo dia.