Os principais serviços prestados pelas delegacias de polícias do Paraná que dependem da utilização de computadores, entre eles os boletins de ocorrência e registros de queixas, voltaram a funcionar normalmente desde o final da tarde da última quinta-feira (14). Esses serviços estavam prejudicados pela contaminação da rede de computadores da Polícia Civil pelo vírus conhecido como Sasser. A contaminação ocorreu devido a uma falha de segurança no sistema operacional Windows (XP2000), da Microsoft.

continua após a publicidade

Técnicos da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) estão fazendo uma varredura em todas os computadores da Polícia Civil do Paraná e até a manhã desta sexta-feira (15) já haviam eliminado a infecção em mais de 70% da rede.

Em Cascavel, no Oeste do Estado, onde ocorreram as falhas mais graves, os serviços da 15ª Subdivisão Policial, 1º e 2º distritos policiais e da Delegacia do Adolescente, num total de 49 máquinas, já estão livres do vírus e os serviços à população, bem como a comunicação via internet com os demais órgãos de segurança e de Governo, estão funcionando normalmente.

O presidente da Celepar, Marcos Mazoni, esteve na cidade na quinta-feira para verificar pessoalmente os problemas e os técnicos da empresa estão concentrados para resolver eventuais infecções que ainda possam estar ocorrendo nos computadores de outras delegacias paranaenses.

continua após a publicidade