A falha no equipamento do servidor que impossibilitou a utilização do Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra (Simo-Internet) das Agências do Trabalhador na última quarta-feira (30), já foi encontrada e, desde a manhã desta quinta-feira (1), o sistema pode ser acessado.

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A Agência do Trabalhador de Londrina, que suspendeu o atendimento aos trabalhadores da cidade, voltou a funcionar normalmente na quinta-feira. ?Nosso trabalho está lento ainda, mas estamos conseguindo atender todos os trabalhadores que vêm à agência?, garante o gerente da agência Mauro Viecili.

A interrupção no atendimento foi causada por uma falha no Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra ? Simo Internet, que está sendo implantado no município. O Simo, novo software que unifica informações dos cadastros de todas as agências do trabalhador do Paraná, foi idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

O coordenador do Núcleo de Informática e Informações da SETP, Joel Ritter, explica que esses problemas são comuns. ?É normal você implantar um sistema novo e deparar com situações que não podiam ser previstas. Mas, na medida em que eles vão acontecendo, nós vamos resolvendo?, tranqüiliza.

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Ele garante que o sistema já estava implantado e testado em 200 municípios menores do estado, mas a instalação do Simo em cidades maiores, como Londrina, gerou a entrada de grande quantidade de informações no sistema. ?A gente não implantou o Simo em grandes cidades antes de testar o seu desempenho em outros municípios, onde ele funcionou corretamente? finaliza Joel.

O Simo-Internet começou a ser desenvolvido em 2002 e já vinha sendo utilizado por cerca de 200 municípios do Paraná. Agora, com os municípios de grande porte do Paraná, completa-se a última fase de implantação.

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