A seletiva para a São Silvestre e a premiação em dinheiro (1.º lugar ganha R$ 1,5 mil) são atrativos para a presença de grandes nomes do atletismo na 2.ª Prova Pedestre Cidade de Londrina. Marisa Baldaia, campeã da corrida de São Silvestre de 2001, Elenilson da Silva, que corre por Maringá e foi o vencedor em 2000 da Pan-Americana, e Adriana de Sousa, 4º lugar da São Silvestre 2001, já estão confirmados para participarem.

Londrina também já confirmou seus representantes de peso. Cleusa Maria Irineu, 37 anos, formada em educação física, atualmente cursa jornalismo. Coleciona a experiência e os troféus de ser bi-campeã e recordista da Volta Internacional da Pamplona, em Belo Horizonte (MG), quinto lugar na São Silvestre, mas por duas vezes foi a primeira entre as brasileiras. Recordista paranaense dos 3.000, 5.000 e 10 mil metros. Participou de oito campeonatos mundiais representando o Brasil.

Cleusa corre, em média, 160 quilômetros por semana, com treinos diários de duas horas e meia, divididas em dois períodos. Para a prova pedestre está com grande expectativa, já que vai correr em casa. “Acredito que vou fazer uma grande prova, porque estou me preparando há seis meses, depois de ter tido um ano difícil com lesões. E vou correr em casa, me sinto extremamente amada pelo povo londrinense. Tenho um grande intuito de correr por Londrina”, ressaltou.

Adriano Lemos Fortes é o representante masculino de peso da cidade. Com 25 anos, corre há cinco e há dois anos e meio se tornou profissional. Começou a correr quando estava no exército, onde participava de competições internas. “Comecei a me sobressair e fui incentivado pelo comandante”, lembrou. Assim que saiu da academia militar foi convidado para correr pelo Vasco, no Rio de Janeiro, o qual representou três anos.

Na equipe carioca, conquistou diversos títulos, dentre os quais terceiro lugar na corrida de Petrópolis, quarta colocação na Meia Maratona de Duque de Caxias e conseguiu correr na São Silvestre, chegando em 28º lugar. Há um ano está em Londrina, desde a saída do Vasco, quando começou a treinar independente. Há sete meses recebeu convite para correr pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Londrina.

Representando o clube londrinense, Adriano também não parou de cruzar a reta final com bom posicionamento. Chegou em terceiro lugar na Meia Maratona de Blumenau (SC), também em terceiro nas 10 milhas TV Modelo, de Ourinhos (SP), primeira colocação na corrida de Nova Santa Bárbara (PR), sexto na de Catanduva (SP), segundo lugar na 1ª Prova de Cambé e terceiro lugar na 2ª Prova de Cambé. Não pode participar da 1ª Prova Pedestre porque estava machucado.

Manhã, tarde, sábado, domingo e feriado. Adriano corre 22 quilômetros por dia, em duas horas de treino, divididas nos períodos da manhã e da tarde. Descanso somente meio período de quinta-feira e de domingo. “Pra descansar, saio para distrair, passeio e estudo. Temos que fazer coisas que nos distraiam, não adianta só treinar e treinar”, disse o atleta que, além de fazer curso técnico em computação eletrônica, também está se preparando para prestar vestibular para educação física.

“Estou preparado para fazer uma boa prova. A intenção é chegar entre os cinco. Estou passando por uma fase boa, quero representar bem Londrina”, disse o atleta. “Não é qualquer competição que seleciona para a São Silvestre, significa que a nossa tem um nível bom, com atletas nacionais. Isso engrandece a prova e para os atletas daqui, se ficarmos entre os dez, mostra que Londrina tem potencial de atletismo”, enalteceu.

Percurso

Para a prova principal, os participantes terão que ter folêgo para 10 quilômetros de percurso, mas serão privilegiados com a paisagem. A largada vai ser dada na avenida Higienópolis, em frente ao bar Pau Brasil, perto da ponte do Lago Igapó. Os corredores vão fazer o contorno do lago 2, passando pelas ruas Bento Munhoz da Rocha Neto, Prefeito Faria Lima e professor Joaquim de Matos Barreto. Cruzam novamente a avenida Higienópolis, subindo pela avenida Aminthas de Barros e rua professor Júlio Estrela Moreira, contornando o Iate Clube de Londrina.

Quando alcançarem o Monumento à Bíblia, entram na avenida senador Souza Naves, percorrendo as margens do Igapó 1, sentido barragem. Acessam a rua Almeida Garret, seguem pela avenida Harry Prochet até a altura do Rotary Club, onde viram na avenida Ademar de Barros, seguindo novamente em direção à avenida Higienópolis, também local de chegada.

Chips

Como a corrida principal é realizada com todas as categorias e gêneros misturados, a apuração do resultado é feita por chips, dispositivo eletrônico colocado no cadarço do tênis de cada atleta. Cada chip contém o nome e número de inscrição.

Nos locais da largada, chegada e em pontos estratégicos do percurso, tapetes com sensores vão conferir, por meio dos chips, se os atletas percorreram toda a prova. A partir da largada, automaticamente o equipamento começa a cronometrar e pára o tempo na chegada.

continua após a publicidade

continua após a publicidade