Comitiva européia está no Paraná para comprar soja convencional

soja181005.jpgUma comitiva formada por 38 pessoas, vindas de três regiões da Europa (França, Itália e Grécia), está no Paraná para conhecer a produção de soja convencional do Estado. São políticos, representantes de cooperativas, de fabricantes de alimentos, produtores agrícolas e jornalistas, interessados em saber mais detalhes da soja pura. Principalmente, a produzida por agricultores familiares do Estado.

A comitiva é liderada por Pascale Loget, vice-presidente do Conselho Regional da Bretanha (França), região já conhecida como não-consumidora de transgênicos. Nesta segunda (17), os europeus tiveram uma reunião de trabalho na Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) com técnicos da Secretaria da Agricultura, com o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), com quem eles já vinham mantendo contatos .

De acordo com Rui Valença, responsável pelo projeto soja da Fetraf-Sul, a vinda dessa comitiva ao Paraná representa um passo importante na consolidação de um projeto que vem sendo desenvolvido pela federação. ?Queremos mostrar aos europeus o potencial de produção da agricultura familiar, não só da soja, mas também de outros produtos. Há um mito de que a agricultura familiar não produz o suficiente para exportação. E estamos aqui para desfazer essa imagem?, explicou.

Valença reconhece que o interesse maior da missão está voltado para a soja convencional. ?A soja é o boom do momento. E, a partir do interesse deles pelos nossos grãos puros, aproveitamos para mostrar outros produtos da agricultura familiar, como frutas, sucos e derivados de cana, especialmente o açúcar mascavo?, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo