Os preparativos para a visita do papa Bento XVI ao Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio de 2007, começaram com a chegada de uma delegação do Vaticano a São Paulo, segundo informações do presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geraldo Majella.
A delegação, composta por três pessoas, chegou na terça-feira a São Paulo e vai visitar os locais por onde o papa passará. A comissão vai começar a planejar os esquemas de segurança durante os quatro dias que Bento XVI vai ficar no País. Para hoje, estava prevista a ida do grupo para Aparecida, no interior de São Paulo.
Segundo a CNBB, o responsável pela visita do papa, Dr. Alberto Gasbarri, e o responsável pelo Protocolo Oficial da Santa Sé, Dr. Paolo Corvini, tiveram uma reunião com representantes da Igreja e dos governos federal, estadual e municipal, na terça-feira, para elaborar a agenda provisória de Bento XVI no Brasil.
O papa deve chegar a São Paulo, onde ficará dois dias, e depois vai para Aparecida, no interior do Estado, onde fica a basílica da padroeira do Brasil. Lá, Bento XVI deve fazer a abertura da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe. O papa também deverá celebrar uma missa campal no Santuário Nacional, em Aparecida.
O calendário provisório da permanência do papa no Brasil deverá ser apresentado a Bento XVI para ser aprovado, e só depois será divulgado oficialmente.
Roteiro provisório:
Hospedagem – Mosteiro de São Bento;
Missa – Deve reunir 1 milhão de fiéis e pode ser realizada na Praça Campo de Bagatelle
Jovens – Encontro com jovens no Vale do Anhangabaú;
Bispos – Reunião com 400 bispos no auditório do Anhembi;
Lula – Audiência com o presidente tem três opções: mosteiro, Prefeitura ou Palácio dos Bandeirantes