Rio de Janeiro – O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos 2007 informou ao Ministério Público Federal que desistiu de realizar obras de expansão na Marina da Glória, local onde serão realizadas as competições de vela. Segundo a procuradora da República Gisele Porto, os organizadores dos jogos reconheceram nesta segunda-feira (29) que a ampliação da marina, com a construção de uma nova garagem para barcos, não é essencial para a realização das provas.
Na reunião realizada hoje entre representantes do Ministério Público e do Comitê do Pan, os organizadores teriam decidido usar as instalações já existentes para a competição, uma vez que a estrutura atual é aceitável para Jogos Pan-Americanos.
?Eles disseram que a garagem nunca foi necessária para realizar a competição de vela. Eles advogaram em favor da garagem, porque queriam um padrão de olimpíada. Mas, na verdade, a prova é de um pan-americano. Então, para um pan-americano está bom.
De acordo com a procuradora, apesar da desistência do Comitê Organizador, o inquérito do Ministério Público não será encerrado, uma vez que as obras já se iniciaram sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A obra hoje está embargada pela Justiça. As investigações do Ministério Público apuram a responsabilidade pela realização das obras não autorizadas e possíveis ocorrências de improbidade administrativa por parte de órgãos públicos.
Os Jogos Pan-Americanos serão realizados em julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro.