Uma visita à Ponte da Amizade abre a sexta-feira (10) do Seminário Internacional de Combate Estratégico ao contrabando e a pirataria, que acontece em Foz do Iguaçu. Uma comissão de técnicos da Receita Federal apresentará aos integrantes da Frente Parlamentar, associações de fabricantes e do Conselho Nacional de Combate a pirataria, com o objetivo de vivenciar o trânsito de sacoleiros, cigarreiros etc.
Um dado apresentado pelo sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (SINDIRECEITA) causou espanto na abertura do evento- só em Foz, cerca de 90 mil pessoas trabalham para a logística do contrabando, sendo que gerações da mesma família (avô, pai, filho e neto) transitam com carga de cigarros pela Ponte da Amizade. Em média, os cigarreiros ganham R$ 5,00 por caixa contrabandeada do Paraguai para o lado brasileiro.
O SINDIRECEITA elaborou uma cartilha educativa para o turista, que explica os perigos do contrabando, os problemas que podem ocasionar produtos pirateados e a explicação de compras no Paraguai pela cota de US$ 300,00.
*** Os técnicos da Receita e a comitiva sairão do Hotel Internacional FOZ, às 9h, em ônibus para a Ponte da Amizade. Se quiser mais informações, fale com a assessoria de imprensa: (11) 3253-0586/3253-0729 ou (11) 9989-6217 (Vera em Foz do Iguaçu