A Comissão de Defesa do Consumidor vai discutir na próxima quarta-feira (8) a realização de audiência pública para debater os problemas do setor de aviação civil no País, que têm provocado atrasos e cancelamentos de vôos no principais aeroportos brasileiros.
O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que propôs o debate, quer a presença do ministro da Defesa, Waldir Pires. Também poderão ser convidados representantes da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), especialistas do setor de aviação e sindicatos que representem os controladores de vôo.
Ivan Valente avalia que a situação atual, que tem gerado sensação de insegurança e transtorno aos passageiros, era previsível para as autoridades do setor e poderia ter sido evitada. O deputado ressaltou que as condições de trabalho dos controladores de vôo já foram discutidas na Câmara há alguns anos. Ele lembrou, porém, que as providências para aliviar o estresse desses profissionais e para atender às normas internacionais de segurança não foram tomadas.
Situação limite
Para Ivan Valente, a economia de investimentos na infra-estrutura dos aeroportos e na contratação de profissionais, com o objetivo de fazer o ajuste fiscal do governo, é responsável pela situação limite a que chegou o controle do tráfego aéreo no País.
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) já solicitou à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional uma audiência para obter esclarecimentos do ministro da Defesa sobre investimentos que deveriam ter sido feitos no setor, mas acabaram contingenciados pelo governo.