O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, criou uma comissão especial realizar estudos e apresentar propostas para solucionar problemas de superlotação carcerária das cadeias públicas do Estado. O primeiro passo será avaliar as condições da Penitenciária Metropolitana do Estado, em Piraquara. O prédio construído pela Secretária da Justiça e da Cidadania, abriga presos provisórios, sob a supervisão e responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, de acordo com resolução governamental em termo de cessão de uso.
O plano de ação estabelecido pelo secretário visa a apresentação de soluções em caráter definitivo da superlotação de presos nas cadeias públicas paranaenses. "Cumprimos o compromisso do Governo do Estado no processo de ressocialização dos apenados e humanização do Sistema Penitenciário", explicou Parzianello.
Vagas
O Sistema Penitenciário do Paraná estima a criação de aproximadamente 5 mil vagas neste ano, nas unidades de Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Cascavel, Londrina, Piraquara, algumas em obras e as demais com previsão do início dos trabalhos em fevereiro, além da disponibilidade da Penitenciária Federal de Catanduvas. Todas essas medidas são metas estabelecidas pelo governador Roberto Requião, por meio desta Secretaria, na busca da melhora definitiva da situação das delegacias superlotadas. "Vamos propor formas de ressocializar o preso, dando efetivas condições a eles em casos de remoção, transferência, além de manter programas com faculdades de todo o Estado, que firmaram convênios para prestação de serviços gratuito a detentos e seus familiares, na revisão de pena", detalhou Parzianello.
Os integrantes da Comissão Especial, formada pelo presidente do Conselho Penitenciário, Maurício Khuene, o coordenador do Departamento penitenciário, coronel Justino Henrique de Sampaio Filho, o diretor da Penitenciária Estadual de Piraquara, Flávio Buchmann, e a diretora do Patronato Penitenciário, Vera Lúcia Silano dos Santos, elaborarão as propostas que devem ser apresentadas em 45 dias.