Comissão do Senado amplia opções de uso do FGTS

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que amplia a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo trabalhador. Foram criadas mais três alternativas para o uso dos recursos do FGTS.

O trabalhador poderá sacar o seu FGTS para adquirir lote urbano de uso residencial, com área de até 250 metros quadrados. Poderá também utilizar os seus recursos do FGTS para o pagamento de prestações vencidas ou a vencer, decorrentes de financiamento habitacional concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Por último, o trabalhador poderá usar os recursos do FGTS para amortizar parcelas vencidas ou a vencer de empréstimo concedido a ele próprio ou a seus filhos dependentes, pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) limitado a 70% do valor de cada prestação e ao saque total de no máximo 30% do saldo da respectiva conta vinculada.

No caso dos lotes urbanos, o uso de recursos do FGTS será limitado a 80% do preço do lote e o trabalhador só poderá adquiri-lo se não tiver outro imóvel. Esse projeto já foi aprovado pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado. Se aprovado pelo plenário do Senado terá de voltar para Câmara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo