O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), anunciou há pouco que pedirá amanhã aos coordenadores de bancadas o afastamento dos 17 integrantes da comissão acusados pelo relatório parcial da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas. "Regimentalmente, não posso impedir ninguém de participar", comentou. Machado observa que o afastamento será importante para que os acusados possam se defender.
O deputado ainda anunciou que algumas das sugestões da CPMI das Sanguessugas para mudar a tramitação e execução do Orçamento podem ser adotadas como emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O projeto de LDO para 2007 ainda não foi votado pelo Congresso.
Gilmar Machado e os deputados Paulo Rumbem Santiago (PT-PE) e Colbert Martins (PPS-BA) vão se reunir às 13 horas com o presidente da CPMI das Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), para discutir a possibilidade de adotar as recomendações da CPMI antes da abertura do período de emendas ao Orçamento de 2007.
Segundo Machado, as emendas ao Orçamento só poderão ser apresentadas pelos parlamentares após a realização de seminários com segmentos da sociedade. Se a eleição for decidida em outubro, o processo de emendas poderá ser aberto no mesmo mês. Caso haja segundo turno, o prazo começará em novembro.