Brasília – Quatro ministérios passam a integrar um comissão de governo criada na última semana para combater os casos de violação dos direitos humanos e violência no campo. A comissão, formada pelos ministério da Justiça, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Secretaria de Direitos Humanos, tem como atribuição prevenir, combater e reduzir a violência no campo.

continua após a publicidade

Além disso, deverá sugerir medidas para agilizar o andamento de processos administrativos e judiciais referentes à aquisição de terras, solucionar pacificamente os conflitos e estimular em todo o país a criação de comissões regionais para receber denúncias de conflitos no campo.

O ouvidor agrário nacional, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, desembargador José Gercino da Silva Filho, será o presidente da comissão. Em nota, o ouvidor acredita ser fundamental que a comissão conte também em sua formação com representates do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal e da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

continua após a publicidade