O comércio varejista do Paraná cresceu em agosto 6,84% na comparação com o mês anterior. O resultado foi um dos destaques da pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo IBGE. A elevação no Estado ficou acima da média nacional, que foi calculada em 6,27%.

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De acordo com o IBGE, os melhores resultados no Paraná foram verificados  nos setores de Móveis e Eletrodomésticos, Tecidos, Vestuário e Calçados; Combustíveis e Lubrificantes; Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo.

No comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de Veículos, Motos, Peças e da Construção Civil, o Paraná teve um destaque maior ainda. O crescimento das vendas no comércio, englobando esses setores, foi de 10,86%. O resultado também ficou acima do índice nacional, que foi de 7,88% para o volume de vendas.

Na avaliação do consultor econômico da Federação do Comércio do Paraná, Vamberto Santana, a pesquisa do IBGE confirma a tendência de crescimento das vendas do comércio em todo o Estado até o final do ano. Para Santana, a pesquisa mostra que o Paraná está conseguindo ultrapassar as limitações surgidas na economia no primeiro semestre por causa da crise do agronegócio. ?A recuperação do comércio está ficando muito evidente com a superação da crise?, afirma.

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Interior

Segundo Santana, as cidades-pólo do interior do Estado como Londrina, Maringá e Cascavel demonstraram a dependência do desempenho da agricultura e dos insumos que sustentam a agroindústria. ?Com o esgotamento da crise, o aumento nas vendas deve permanecer até o final do ano?, insistiu.

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Entre os fatores positivos para o crescimento nas vendas do comércio em todo o Estado, Santana listou o fim da crise na agricultura, a estabilidade da inflação, o piso regional no Estado, um dos maiores do país, e o inverno atípico que levou muitas lojas a anteciparem as liquidações.

Santana lembrou ainda que a liberação de financiamentos imobiliários tanto para o mutuário como para as construtoras estão estimulando a venda de materiais de construção em todo o Estado. ?Além de facilitar a compra da casa própria, as pessoas também estão estimuladas a investir na reforma de imóveis, que é um movimento que acontece muito no segundo semestre?, disse o consultor. ?É comum as famílias mudarem o visual das residências para se preparem para o Natal?, justificou.

?A pesquisa de crescimento nas vendas é um indicativo também de confiança do empresário paranaense?, disse Santana. Para ele, a tendência de redução dos juros da taxa Selic representa um fator de estímulo tanto para os consumidores como para os lojistas. Segundo o consultor, os empresários estão investindo no reordenamento dos pontos de vendas e na colocação de mais mercadorias nas lojas.