Os comerciantes da região do Saara (Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no centro do Rio, prevêem vendas entre 20% a 30% maiores para o Natal deste ano, em comparação com o último natal.
Maior shopping a céu aberto da cidade, as ruas do Saara chegaram a receber em um único dia (22 de dezembro do ano passado) mais de 1,5 milhão de pessoas, número que este ano deverá crescer também 20%, na avaliação de presidente do Saara, Ênio Bittencourt.
Segundo ele, os comerciantes, em sua maioria árabes, turcos e libaneses, estão otimistas e certos de um Natal com vendas melhores. "Este ano o otimismo entre os comerciantes é muito bom, o movimento de vendas vem aumentando desde setembro, outubro e novembro já foram meses muito bons e nós não temos dúvidas de que as vendas deverão crescer até 30%".
Ele esclareceu que na região do Saara, os fregueses encontraram brinquedos para todos os gostos e poder aquisitivo. "Há brinquedos de todos os tipos e preços. Quem vier aqui ao Saara encontrará brinquedos desde R$ 0,50 a R$ 100. Há todo o tipo de presentes, desde roupas e discos, a objetos de decoração e enfeites de Natal".
Ênio Bittencourt esclareceu, ainda, que o otimismo dos comerciantes é baseado no fato de que há mais dinheiro em circulação no país, o que levará fatalmente ao aumento do faturamento do comércio.
"Não há duvidas de que as medidas que o governo vem adotando já começam a fazer efeito no bolso da população. Há mais dinheiro em circulação no mercado de uma maneira geral e a conseqüência imediata disto é o aumento nas vendas" finalizou.