Vinte e sete comerciantes de peixarias, mercearias e bancas de hortifrutigranjeiros do Mercado Municipal de Curitiba foram certificados nesta segunda-feira (02) pelo Programa de Alimentos Seguros (PAS), do Serviço Nacional do Comércio (SENAC). Os comerciantes receberam os atestados do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.
"A certificação soma-se ao trabalho de educação sanitária que está sendo feita pela Prefeitura no Mercado Municipal e nas feiras da cidade", disse o prefeito Beto Richa. Os certificados foram entregues pelo secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, e pelo diretor regional do SENAC, Vitor Monastier.
"O curso e a certificação são demonstrações de respeito dos comerciantes com os consumidores", disse Ortigara. O Programa de Alimentos Seguros foi implantado no Mercado Municipal pelo SENAC em parceria com a Prefeitura.
O PAS treinou durante três meses os comerciantes, que aprenderam a identificar e controlar os perigos de natureza biológica, física e química no preparo de alimentos. As consultorias dos técnicos do SENAC são específicas para cada tipo de atividade.
Para a comerciante Elci Cardoso Vieira o curso, além dos aspectos sanitários, mostrou como evitar perdas de produtos na sua mercearia. "O curso foi bem direcionado e aplicado, tanto que agora prestamos mais atenção a detalhes que antes não percebíamos", disse a comerciante.
Embora não trabalhe diretamente com a manipulação de alimentos, o comerciante Moisés Hirata, que tem uma loja de produtos dietéticos, fez questão de fazer o curso. "Com o conhecimento que adquiri posso exigir mais dos meus fornecedores, e assegurar a qualidade do produto na origem", disse.