Não é só em Guaratuba que os comerciantes estão satisfeitos com a iniciativa do governo do Estado de instalar a Feira de Serviços no litoral, durante a Operação Viva o Verão. Empresários e moradores de Matinhos e Pontal do Paraná já solicitaram a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade para que a feira seja levada a todos os municípios na próxima temporada.
?A feira demonstra claramente a presença do governo do Estado em Guaratuba. Não existe qualquer tipo de reclamação do comércio local. Pelo contrário, o comerciante de Guaratuba está sendo contemplado e o município recebendo a atenção que merece?, declarou o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli.
O presidente do Sindicato ressalta que a Feira de Serviços aumentou consideravelmente o fluxo de pessoas na praia central de Guaratuba, beneficiando – em especial – o comércio e moradores locais. ?Os veranistas têm à disposição serviços que jamais teriam durante as férias e, para os moradores, o beneficio é não perder tempo durante a temporada, que é o período mais lucrativo do ano?, explicou Chicarelli.
A Feira de Serviços está instalada na Praia Central de Guaratuba e foi montada com a proposta de facilitar ao veranista, turista e morador local o atendimento de diversos órgãos de governo como, por exemplo, Copel, Sanepar, Detran, vigilância sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, Instituto de Identificação, Procon, Policia Militar, Ipem, Paranaprevidencia. Além disso, no local, são oferecidos serviços e exames na área da saúde.
Procura
De acordo com Clecy Amadori, coordenadora da Feira de Serviços, cerca de 5 mil pessoas passam pelo local diariamente. ?Temos relatórios de atendimento em todos os setores instalados na feira que comprovam a satisfação dos visitantes com os serviços. É uma forma de avaliarmos o trabalho e levar qualidade no atendimento á população?, reforçou Clecy.
Marcírio Machado Sobrinho, também coordenador da feira, destacou que o evento não impulsiona apenas a geração de renda com a comercialização de produtos do litoral para associações, movimentos comunitários e artesãos. ?Há outras opções para a população e veranistas que, neste período do ano, procuram o litoral paranaense. É uma prova concreta da responsabilidade do estado com a tranqüilidade, entretenimento e serviços durante a temporada de verão?, destacou Marcírio.
Comércio local
O presidente da Associação Comercial de Guaratuba, Mauricio Lense, classificou a Feira de Serviços como um laboratório que deu certo. ?Até agora não ouvimos nem um tipo de reclamação e sim apenas elogios desta iniciativa do governo do Estado. Nunca o município de Guaratuba teve tamanha atenção como neste governo. Hoje, temos estrutura para receber turistas e veranistas durante a temporada e a feira é um serviço complementar e muito positivo?, avaliou Mauricio.
Há 20 anos comercializando alimentos na praia central de Guaratuba, Antônio Silveira disse passou a vender mais por causa do movimento intenso. Outro comerciante satisfeito é Nelson Rossi, proprietário de um quiosque na praia Central. ?Após as festas de fim de ano é comum termos movimento apenas nos finais de semana. Agora, com a feira, o movimento tem sido freqüente?, garantiu Nelson.
A Feira de Serviços prossegue até 11 de fevereiro e também conta, entre outros serviços, com acesso gratuito à internet e atividades recreativas.