O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindilitoral) e as Associações Comerciais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná estão destacando as ações da Secretaria da Segurança Pública no fortalecimento do policiamento no litoral através da operação Viva o Verão. ?É uma contribuição significativa para atração de turistas, veranistas e visitantes ao litoral paranaense?, manifestam.
As entidades ressaltam o resgate do turismo familiar através da estratégia que garante o silêncio durante a madrugada nas áreas residenciais e a repressão a roubos e tráfico de drogas. ?Além das ações preventivas, nós notamos que a polícia chega mais rápido quando é acionada. Sabemos que sempre existe algum ajuste numa operação complexa, como distribuição do efetivo, por exemplo, mas estamos satisfeitos porque somos ouvidos?, afirma o presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Paulo Perciak.
O Sindilitoral e as associações também apontam como fator de sucesso da política de segurança o debate promovido pela Secretaria da Segurança sobre suas ações com comerciantes e autoridades municipais. ?Estamos satisfeitos por sermos voz ativa nesta política compartilhada, que é um verdadeiro exercício da cidadania? destaca a mensagem salientando que o sucesso das ações está ?na visão democrática e na condução dos trabalhos que têm sempre a participação da comunidade em reuniões semanais para apontar os erros e reforçar os pontos positivos, colocando em primeiro lugar os anseios da população que busca o bem-estar e o sossego público?.
Para o presidente do Sindilitoral, José Carlos Chicarelli, a consulta constante aos comerciantes faz com que as fiscalizações e blitze tenham maior eficácia ?Estamos repetindo algumas ações que tiveram sucesso no ano passado e adicionando mais alguns pontos que são discutidos nas reuniões, mas acredito que teremos apenas elogios nos próximos encontros?, disse.
Comércio
Os comerciantes são unânimes ao avaliar a melhoria a cada ano das condições de segurança. ?Havia muitas brigas nesta quadra, por exemplo, e neste ano ainda não ocorreu nenhuma?, afirma Roberto Barbosa, proprietário de uma pastelaria há dez anos na praia brava de Caiobá.
Para Luiz Carlos Oliveira, até mesmo aqueles que protestam contra a lei do silêncio admitem que a segurança aumentou e que houve uma mudança no perfil do turista que não tem mais receio de descansar com a família no litoral. ?Se a comparação for com o ano passado, que já foi bom, eu acredito que a criminalidade caiu a zero pelo menos aqui, onde trabalhamos. Pelo que a gente observa e ouve dos clientes, nunca tivemos uma temporada tão tranqüila?, avalia o comerciante que já foi dono de restaurantes em Matinhos e Guaratuba nos últimos 13 anos.