Trânsito congestionado na entrada e saída da cidade pela BR 277, no bairro Campina do Siqueira, é coisa do passado em Curitiba. Embora ainda não esteja totalmente pronto, o binário formado pelas ruas General Mário Tourinho e Major Heitor Guimarães já garante pistas livres em sentido único tanto para quem sai quanto para quem chega à cidade, permitindo mais agilidade e segurança no trânsito. A antiga rótula na junção das ruas Padre Agostinho e Pedro Viriato Parigot de Souza deu lugar a semáforos e pistas mais amplas, o que acabou com o congestionamento diário no local.

continua após a publicidade

Com 85% do cronograma já cumprido, o binário Mário Tourinho, um investimento de R$ 5,8 milhões da Prefeitura de Curitiba, ficará pronto até o início de maio. Quando a obra estiver terminada, 3,4 quilômetros de ruas da região estarão revitalizados, com asfalto, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo novos. A Mário Tourinho ganhou três pistas amplas no sentido cidade-rodovia e também espaços de estacionamento, atendendo a uma antiga reivindicação dos comerciantes da região, que concentra, principalmente, lojas de compra e venda de veículos.

Entusiasmado com a mudança, o empresário Isaac Ramos Ferreira, que há 20 anos trabalha no comércio de automóveis, não teve dúvidas: contratou uma empresa para uma reforma completa em sua loja, a Lua Veículos. "Agora virou uma rua bacana e vamos investir para que a loja também fique mais bonita e mais atrativa", afirma. "Trabalho nesta rua há 20 anos, tive a primeira loja de carros aqui, a antiga Carruagem, e havia muito tempo não via as pessoas tão otimistas."

Ferreira diz que várias lojas da vizinhança também estão se modernizando. "É a concorrência, tem que investir mesmo, aproveitar o bom momento". A Lua Veículos vende, em média, 28 carros por mês. O proprietário afirma que, com as obras na rua e na loja, as vendas podem aumentar em 20%. "Quando tudo estiver pronto, com iluminação, canteiros, grama, vai ficar uma beleza. E eu estou aqui, na boca do gol, numa esquina de muita visibilidade, o que é excelente", diz.

Quem também comemora a mudança no trânsito são os proprietários do posto de combustíveis São José Trabalhador, que fica na rua Major Heitor Guimarães. "Com essa mudança viramos o primeiro posto para quem entra na cidade por aqui", conta Calinério Giroto, gerente do posto. "Aqui mudou tudo. Antes era até ridículo porque era um trânsito muito confuso, mas agora está excelente, o movimento já aumentou", diz.

O empresário e motorista Amauri Miguel de Melo não espera ganhar novos clientes por conta da implantação do binário. Sócio da Melo Transporte Infantil ele diz, no entanto, que está ganhando dois bens muito preciosos: tempo e segurança. "Agora é possível transitar com muito mais segurança e ganhar tempo, porque não tem mais congestionamento. É bom para quem dirige e para os nossos pequeninos". Melo trabalha com crianças de quatro a sete anos, de escolas de várias regiões da cidade. "Neste ramo, segurança é tudo", afirma.

Obras –

Os quatro binários fazem parte de um grande pacote de obras que inclui a Linha Verde, a moderna avenida que está em implantação no trecho urbano da antiga BR-116 e que representa um investimento de R$ 121 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Como funciona:

continua após a publicidade

O binário Mário Tourinho no sentido Centro – BR 277 começa na avenida General Mário Tourinho a partir do entroncamento com a Vicente Machado e termina na ponte sobre o rio Barigüi, na 277.

O sentido contrário, BR 277-Centro começa no entroncamento da rua Major Heitor Guimarães no entroncamento com a BR e segue até a Mário Tourinho no entroncamento com a Vicente Machado, fechando o binário.

O Mário Tourinho é um dos quatro grandes binários em implantação pela prefeitura. Os outros são Brasília, Santa Bernadethe e Hauer/Capão da Imbuia, um investimento total de R$ 30,7 milhões na melhoria do trânsito e do sistema de transporte coletivo, com a revitalização de 22 quilômetros de ruas.

continua após a publicidade