A reforma do quartel do Corpo de Bombeiros do Bacacheri, em Curitiba, começou nesta semana. O prédio será reconstruído, mas a fachada, tombada pelo patrimônio histórico, será restaurada. O prédio serve ao Estado desde 1974. Segundo o capitão Adriano Marcelo Novochadlo, chefe do departamento financeiro do Corpo de Bombeiros, a obra vai melhorar o atendimento dos bombeiros. ?Também vai fazer com que a corporação trabalhe com mais segurança, já que a deterioração, causada por cupins, prejudica a estrutura da edificação?, comentou o oficial.

continua após a publicidade

Mesmo com a obra em andamento, a população não precisa se preocupar, segundo o capitão. O efetivo que estava no quartel do Bacacheri foi transferido para os quartéis do Bairro Alto e do Pilarzinho. ?O deslocamento não será um problema para atender as ocorrências, já que trabalhamos muito bem distribuídos na cidade?, afirmou. Segundo o capitão, levará seis meses para a reconstrução terminar. O efetivo do Bacacheri permanecerá nos dois outros quartéis durante esse tempo.

O quartel do Corpo de Bombeiros do Bacacheri atende também Colombo, Almirante Tamandaré, Piraquara, Pinhais e os bairros Cabral, Pilarzinho, Boa Vista, Santa Cândida, Centro Cívico. De acordo com o capitão, após a reforma, novos automóveis chegarão ao quartel para reforçar o atendimento.

A obra custará cerca de R$ 790 mil. Ao todo, serão 896 metros quadrados de reforma e construção. Só a fachada tem 207 metros quadrados que receberão obras de restauração. O prédio antigo será demolido para a construção de um novo. As instalações incluirão a área administrativa, uma garagem para guardar as ambulâncias e caminhões, além de alojamentos, vestiário, lavanderia, almoxarifado e um refeitório. Também haverá uma rampa para a limpeza das ambulâncias, aprovada pela Vigilância Sanitária. ?Nós teremos um novo quartel, bem equipado e com uma excelente estrutura?, disse Novochadlo.

continua após a publicidade