O objetivo é restaurar a paisagem, conservar os recursos hídricos e as espécies ameaçadas no Pontal do Paranapanema (SP). Para atingir esta meta é preciso combater os assoreamentos e a degradação das matas ciliares na região, com o plantio de árvores nativas que irão funcionar como corredores ecológicos de fauna e flora. Assim, é possível conectar as duas maiores Unidades de Conservação da região.
A meta do "As águas vão rolar" é reflorestar 700 hectares de matas ciliares ao longo de assentamentos e pequenas propriedades, recuperando, assim, a qualidade da água e a conectividade da paisagem para animais ameaçados de extinção. No primeiro semestre de 2005, serão restaurados 85 hectares, no segundo, o objetivo é restaurar 210 na floresta Atlântica.
O projeto do IPÊ também irá atender famílias de assentamentos rurais da reforma agrária, proporcionando assistência técnica e extensionismo de qualidade para a agricultura familiar na região. Uma das ações é implementar vinte viveiros agro florestais comunitários nas propriedades. Além disso, a educação ambiental para a comunidade será intensificada.
A verba é do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobrás S.A.