O uso do biodiesel como combustível alternativo aos derivados do petróleo é o objetivo de um programa que já teve R$ 1,5 milhão disponibilizado pelo Fundo Paraná para a instalação da planta industrial no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba. Outros R$ 400 mil serão liberados pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
A meta do governo do Estado é usar oleaginosas, como o girassol e o nabo forrageiro, para realizar testes em instituições de ensino superior; bem como instalar uma planta-piloto com capacidade para a produção de 500 litros por dia, promover testes em banca de motor e, futuramente, produzir em escala industrial.
Segundo a Secretaria do Planejamento e Orçamento, o processo de licitação para aquisição de aquisição de equipamentos já está em andamento. As obras devem ter início já no primeiro semestre deste ano.
O envolvimento da secretaria diz respeito ao apoio técnico para que as ações estejam calcadas num planejamento estratégico da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) e do Tecpar e para a solução de eventuais entraves na trajetória do programa. O governador Roberto Requião já recebeu do BNDES a garantia de um financiamento para uma fase posterior do programa