Começa no Paraná Congresso Brasileiro de Dekassegui

Maringá, no noroeste do Paraná, está sediando o I Congresso Brasileiro sobre o Movimento Dekassegui. A abertura do evento, na noite desta quinta-feira (28), contou com a presenção de cerca de 500 pessoas. Autoridades, como o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, o presidente da Associação Brasileira dos Dekasseguis (ABD), Rui Hara, o deputado estadual, Luiz Nishimori o prefeito de Maringá, Silvio Barros, entre outras, compuseram a mesa de abertura.

O congresso realizado pelo Sebrae, com patrocínio dos bancos Bradesco e Sudameris, trouxe a cineasta Tizuka Yamasaki, diretora dos filmes Gaijin e Gaijin II, para falar sobre a imigração japonesa e o movimento dekassegui, iniciado com mais força na década de 1980 no Brasil. Também fizeram parte da abertura apresentações musicais e o grupo de taikô da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Wakadaiko, com seus tambores.

O presidente do Sebrae explicou que um dos objetivos do congresso é lançar o ‘Dekassegui Empreendedor’, projeto que irá capacitar perto de dez mil brasileiros no Japão. "Muitos têm idéia de montar uma empresa, mas às vezes, por falta de informação, acabam perdendo todo o investimento. Com essa iniciativa vamos oferecer cursos via internet e aulas presenciais, lá no Japão, para quando os dekasseguis chegarem aqui tenham sucesso em seus empreendimentos", explicou Okamotto. Além de toda essa metodologia, está sendo designado um funcionário do Sebrae, Eduardo Carneiro, do Estado do Pará, para atender aos dekasseguis no Japão, durante quatro anos, tempo de duração inicial do projeto.

O presidente da ABD enfatizou em seu discurso que o movimento dekassegui não pode ser considerado efêmero, pois já completou duas décadas e meia. Hoje cerca de 300 mil descendentes de japoneses nascidos no Brasil trabalham no Japão. Este número representa uma cifra de US$ 2 bilhões enviados ao ano para o País. Isso equivale às exportações de muitos produtos brasileiros, como a soja, a carne ‘in natura’ e automóveis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo