Começou, nesta sexta-feira, no município de Palmeira, na região sul do Estado, a XX Expowit, Exposição de Gado Holandês de Witmarsum.
O evento, realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda, acontece até domingo e deve atrair entre três e quatro mil visitantes. Segundo o diretor-presidente da Cooperativa, Artur Sawatzky, a Expowit comprova a importância da região na atividade leiteira do Paraná. ?Com certeza, o melhor gado leiteiro do Brasil está nesta região?, afirmou.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, que participa neste sábado da solenidade de abertura, lembrou que a Expowit é uma vitrine dos avanços obtidos, através dos anos, pelos cooperados da Witmarsum. ?Esta exposição traz todo o potencial da Cooperativa. As diferentes atividades agropecuárias, desenvolvidas pela comunidade local, demonstram o quanto estes produtores rurais contribuem para o agronegócio do Paraná?, disse.
Entre os destaques do evento, estão a exposição e os julgamentos de animais, a apresentação de queijos finos, café colonial, comida típica e a mostra de artesanato, produzido pelos moradores da comunidade.
Segundo os organizadores, os membros da Colônia Witmarsum aproveitam a realização da Exposição para comemorar, através de apresentações culturais, a imigração alemã na região.