O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abrirão nesta segunda-feira (26), às 9h30, a reunião Cidade e Biodiversidade: atingindo a meta de 2010, organizada pela Convenção da Diversidade Biológica, ligada à Organização das Nações Unidas, em parceria com a prefeitura de Curitiba. O encontro, que reunirá prefeitos e autoridades de diferentes cidades do mundo para debater temas relacionados a biodiversidade urbana, acontecerá no complexo do Salão de Atos do Parque Barigüi, prosseguindo até quarta-feira (28).
Nesta sexta-feira (23), alunos e professores de escolas do município elaboraram uma carta que será entregue às autoridades durante a reunião.
A reunião de Curitiba é preparatória para a próxima Convenção dobre Diversidade Biológica (COP9), que acontecerá em 2008, em Bonn, na Alemanha. "Curitiba novamente sedia um fórum mundial para discussões sobre meio ambiente. Temos certeza que as experiências locais que serão apresentadas aqui servirão para ajudar a reduzir as perdas globais da biodiversidade", diz o prefeito Beto Richa.
No fim da reunião, será elaborado um documento chamado Declaração de Curitiba, um compromisso das cidades participantes em reduzir as perdas de biodiversidade. O documento será levado para a COP9. A expectativa das autoridades é que as próximas conferências incluam o tema urbano nas discussões.
Além da ministra, está confirmada a presença do secretário executivo da Convenção da Biodiversidade (vinculado à Organização das Nações Unidas), Ahmed Djoghlaf, e dos prefeitos de Montreal, Gerald Trenblay e de Nagoya, Takehisa Matsubara, entre outras autoridades.